Os produtores do filme acabaram de aprovar o longametragem na Lei do Audiovisual e agora podem captar patrocínios incentivados de empresas que desejam abater parte de seus Impostos de Renda.
O ator Marcelo Schmidt grava vozes, sussurros e respirações diversas, dentro de estúdio em São Paulo. Os materiais serão inseridos no trailer oficial do filme.
A produtora fecha a participação do ator global Othon Bastos no filme SELF. Othon, com mais de 50 anos de carreira é um dos principais e mais conhecidos atores brasileiros dos nossos tempos. Atualmente, faz parte do elenco da Rede Globo, tendo atuado em inúmeras novelas da emissora, tais como em “Além do Tempo”, “Império”, “Jóia Rara”, “Paraíso” e outras. No cinema, atuou em mais de 40 filmes, entre eles os grandes sucessos de bilheteria nacional “Nosso Lar”, “O coronel e o lobisomem”, “Central do Brasil”. Segundo o produtor do filme, Lion Andreassa, “Othon estudou teatro em Londres, possui um estilo internacional de interpretação e sua bagagem é estratosférica. Ele é a pessoa certa para o papel que ainda não podemos divulgar”, brinca.
O longa de suspense SELF foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e pelo Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS). A aprovação pode ser vista no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 25 de março de 2016, Caderno Executivo I, pg 53.
A produtora de SELF e o espaço para eventos Immensità fecham parceria para as gravações e coletiva de imprensa do filme. A escolha pelo local, segundo destaca Lion Andreassa, sócio da produtora e produtor do filme, se deu pela credibilidade e seriedade do Espaço – o mesmo faz parte do Grupo Accor e serve os complexos hoteleiros Mercure e Adagio, na zona norte de São Paulo. “Estamos produzindo um filme com qualidade norte-americana, tanto no que se refere a parte artística, quanto na da administração. Por isso, estamos atraindo de empresas sérias e renomadas ao projeto”. A parceria das empresas ainda consiste em hospedar artistas de outros estados, durante o período de gravação.
Em local não divulgado, o diretor de fotografia Tiago Pires e os produtores Lion Andreassa e Max Mendes, avaliam os locais onde o filme será rodado. “As locações devem traduzir o sentimento que queremos passar no filme. Uma casa não pode ser só uma casa. Um bosque não pode ser apenas um bosque. Precisamos dos locais certos. Estudo e planejamento é vital para que possamos fazer uma fotografia e tomadas de encher os olhos do público”, explicam os produtores.
Imaginaram um filme de suspense sem uma trilha sonora impactante e aterrorizante? E que tal um filme desse gênero com uma música de desenho animado? Estudos apontam que mais de 50% da tensão e dos sustos vem da música e não da imagem. Por tal razão, a Lumix Art Films contratou dois dos mais brilhantes compositores de trilhas do país – Felipe Alexandre e Guilherme Rios. O “dedo” de ambos está presente em cerca de 80% das produções da Rede Globo. Segundo os músicos, que já possuem prêmios no exterior, um filme como SELF requer profundidade e sensibilidade, algo que só pode ser obtido com instrumentos acústicos e músicos de carne e osso. Assim, toda a trilha sonora de SELF, além de especialmente composta para o filme, será produzida e mixada em estúdio.
Segundo o produtor executivo do filme, Max Mendes, as produções cinematográficas em 2016 sentiram bastante a crise econômica brasileira. “As empresas não tiveram lucro, logo não recolheram imposto de renda, logo não teriam como patrocinar via a Lei do Audiovisual”, diz Max. Por esse motivo, a Lumix Art Films optou por aprovar o projeto no Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS). “Tendo lucro ou não, bastou vender para recolher o ICMS e, com tantas dificuldades financeiras que as empresas têm passado, o patrocínio via abatimento desse imposto se traduz numa forma muito interessante das empresas se divulgarem no mercado”, completa do produtor executivo. A produtora espera a aprovação do projeto na lei de incentivo para o início de 2016.
Mesmo ainda em gravação na novela global “Além do Tempo”, a atriz Norma Blum fecha contrato para realizar a preparação do elenco de SELF. Norma é uma das atrizes com maior tempo de atuação na televisão brasileira, tendo participado de dezenas de novelas, filmes e peças de teatro. “Seu conhecimento na arte de interpretar é estratosférico”, ressalta Lion Andreassa, produtor do filme. “Norma é das antigas, da época em que não havia tantos recursos tecnológicos. Os atores e atrizes tinham que entregar algo a mais para as câmeras e isso é essencial para produzirmos um bom suspense”, completa Lion. “Espero poder ajudar os jovens atores com os meus conhecimentos. Em minha carreira vi muita gente boa que só precisava ser lapidada para se tornar um grande artista. Infelizmente, nem todos tiveram essa oportunidade” – Norma Blum.
No dia 08/01/2016, a produtora iniciou as primeiras gravações para o trailer do filme. Além de toda a equipe técnica, esteve presente o ator Marcelo Schmidt que fará o personagem Alan, um roteirista de cinema atormentado por uma grave doença mental. Schmidt, depois das gravações da novela “Amor À Vida”, exibida na Rede Globo em 2013/14, vem recebendo diversas propostas, mas sua opção por participar como protagonista de SELF foi a complexidade do personagem e a tensão da história – “Interpretar um personagem tão rico é arriscado, pois eleva o ator no mercado ou o coloca à mercê das críticas. Resolvi encarar o desafio, pois me apaixonei pela história – afinal, não é todo dia que se lança um filme de suspense no Brasil – e porque me senti seguro ao trabalhar com a equipe.” O filme SELF ainda não tem data marcada para lançamento, mas estima-se que terá grande aceitação nas telonas.